quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Arte da Natureza

Praia de Santa Cruz, Torres Vedras, Portugal

Sou um apaixonado por paisagens. Impressiona-me a maestria com que alguns fotógrafos conseguem transpor a imponência de uma cordilheira ou a beleza de um lago, para uma foto, que não é mais que um pedaço de papel (tradicionalmente), com a limitação óbvia das duas dimensões. Confesso que o modo como o fazem ilude-me quase por completo, de momento, mas aspiro a desvendar este segredo, mesmo que de forma ínfima. Lamento que não me tenha sido possível dedicar-lhe mais tempo, por vezes por preguiça (custa-me confessá-lo) mas também por falta de oportunidade. Mas estou longe de desistir. Com tempo irei percorrer este caminho, por mais lento que seja o meu percurso.

No entanto, deixo-vos esta foto, tirada numa fase inicial da minha descoberta da fotografia (especialmente com uma DSLR) mas cujo resultado final me agradou. Exclusivamente devido à beleza do cenário e na fortuna de ter dois transeuntes no local, que ajudaram a dar um pouco mais de vida à cena e, acima de tudo, escala. Pois cada vez mais me apercebo (através de leitura e investigação) o quão importante é, numa boa foto de paisagem, ter elementos que ajudem o observador a ter uma noção das dimensões. Outra vantagem foi a possibilidade de fazer esta foto durante o por-do-sol, considerado com uma das alturas mágicas do dia, para fotos de paisagens.

Agora, aguardo pacientemente outra oportunidade semelhante, quem sabe, no mesmo local, para aplicar os conhecimentos que fui adquirindo durante o tempo que se passou desde que capturei aquele registo numa bonita paisagem, para partilhar convosco.

2 comentários:

LC disse...

Natureza única, com uma paisagem fantástica. Parabéns.

horned_dog disse...

Muito obrigado pelo comentário e pela visita! Espero lá voltar neste Natal e talvez volte de lá com mais algumas fotos no "bolso".

Cheers!